Advogado Penal

O advogado que opta pela área de direito penal para atuação, trabalha na defesa dos direitos do cliente e não pelo crime cometido ou a que está em acusação.
O advogado criminal é importantíssimo para que se cumpra a justiça. Ao passo que ele consiga a liberdade do seu cliente, ou que uma pena específica tenha a redução, não é cabível dizer que o profissional está se mostrando contra a sociedade. Isso porque os benefícios concedidos são dedicados de forma exclusiva e única por lei.

Como o advogado penal atua?

O advogado que atua nessa área tem como missão preparar e executar uma estratégia de defesa ou acusação que tenha como objetivo convencer os juízes de que seu cliente é quem está certo no litígio. Para conseguir isso, deve traduzir as pretensões de seu representante em linguagem jurídica. Isto é apresentando aos juízes argumentos e provas que demonstrem com o maior grau de convicção possível uma versão dos fatos favoráveis aos interesses do cliente
.
O advogado criminalista tem, portanto, uma tarefa extraordinariamente exigente e complicada. Você deve selecionar as evidências e estratégias que têm a melhor chance de ganhar em processos criminais, mas nada garante a priori que sua escolha é a mais adequada. Com tempo e experiência, o advogado criminalistafrequentemente desenvolve um instinto sobre o que funciona bem e o que não funciona, sobre o que os juízes admitem como aceitável e o que eles rejeitam.

O Direito Penal

A execução penal é um dos fragmentos de menos estudos por quem é advogado criminalista. Ainda que seja uma etapa de liberdade em restrição e pela qual acontece em grande violação dos dispostos da constituição e legalidade. No entanto, ainda que a lei garanta ao acusado a punição somente por crimes cometidos, nem sempre é isso que acontece, o advogado execução penal vem para garantir esses direitos. 

Em virtude da área de Direito Penal ter amplitude, muitas autoridades buscam formas de auxiliar um quantitativo maior de artigos de Código Penal para que aquele em acusação não tenha benefícios com fianças criminais ou liberdade temporária, caso a prisão seja em flagrante.

Dessa forma, ainda que haja simplicidade na apresentação do cenário, é importantíssimo o acompanhamento do profissional criminalista em relação a quaisquer cenários, para que se obtenha o sucesso requerido pela Defesa Criminal.

Um desafio para aqueles que fazem parte da categoria de criminalistas em área de Direito Penal Econômico é fazer a limitação de poder do Estado em limitações protetivas de bens jurídicos que necessitam de tutela.

Há ainda o advogado responsável pelos interesses internacionais. O profissional de Direito Penal Internacional necessita da apresentação de conhecimentos amplos não somente em relação ao processo penal do Brasil, e ainda o direito administrativo subjacente, porém, ao mesmo tempo, a compreensão de mecanismos e legislações que regulam cooperações jurídicas internacionais, bem como aplicações, ritos e limitações.